sexta-feira, 19 de março de 2010

Significado do nome CALEB

Caso não conheça o início dessa história, leia a postagem inicial no link abaixo:
http://antoniovercosa.blogspot.com/2009/09/calebe.html

A origem de "Kalev"


De fato, muitos livros e sites, referem o significado de Caleb como “cão”.

No entanto, uma simples busca num dicionário de hebraico servirá para concluir que ”cão”, neste idioma ancestral, é “Kelev” e não "Kalev". É natural que ao longo dos séculos, o significado original tenha sido alterado ou deturpado ainda que ligeiramente, pois estamos a diferenciar uma única letra, ou quando muito, um único fonema.

"Kalev", no hebraico, é uma palavra composta – algo muito comum do hebraico antigo. Assim, a sua origem pode ser decomposta em dois termos: “Kol”, que significa “tudo” ou “todo”; e “Lev”, que significa “coração”. Daqui extrai-se que "Kalev", no seu sentido mais remoto e profundo, significa “de todo o coração”.
Os nomes originados no hebraico antigo, muitas vezes tinham directa relação com as características (físicas, de personalidade) da pessoa, ou até mesmo com as circunstâncias da sua geração ou nascimento (algumas até mudavam de nome já adultos). Por esta razão, alguns estudiosos defendem que “Kalev” poderia significar “fiel”. Isto porque, segundo a Bíblia, Caleb (do qual já te falei antes) foi sempre fiel e leal aos seus princípios e ao seu Deus. Mas, também podemos concluir com toda a razão fundamentada na Sagrada Escritura, que Caleb se entregou ao seu Deus “de todo o coração”. Para reforçar esta ideia, alguns estudiosos defendem a posição (não muito assumida nem comprovada) que “Kalev” poderia eventualmente significar também “devoção a Deus”.

Poderíamos com um pouco de esforço, entender e até aceitar uma relação entre “cão” e “fiel” ou "leal". O que já não faria sentido neste caso, seria juntarmos a expressão “de todo o coração”. No antigo hebraico, esta expressão era muitas vezes usada para designar uma escolha voluntária, uma opção deliberada, intencional e concreta; isto é, um acto mental de decisão em função da própria consciência. Ora, num animal, isto não poderia acontecer…

Como disse, cão em hebraico é “Kelev”. “Ke”, significa “como” ou “conforme”, sempre referindo-se a algo; “Lev”, significa – como já vimos – “coração”. Ou seja, em hebraico, “cão – Kelev” tem uma pronúncia muito parecida com “Kalev”, mas ainda assim com um significado diferente.
Se a isto juntares a relevância que o hebraico tiberiano (forma daquele idioma que consiste numa tradição oral de pronúncia) teve no estudo e até desenvolvimento do hebraico, principalmente durante a Idade Média (e a este facto juntares a diáspora), podes ver que facilmente as duas palavras se confundiram uma à outra.

Concluindo, o significado ancestral, profundo e original de Caleb é “de todo o coração”.

O texto acima foi encontrado na internet.




Quem foi Caleb
Aprendendo a vencer gigantes.

Quando Moisés manda os 12 espias para observar a terra, que receberiam por herança e viram que era boa, tinha frutos como nunca viram, mas... Estava tomada pelos anaques, que eram chamados de gigantes, se viram diante de um grande obstáculo: a força e o tamanho do inimigo. E com isso, quiseram desistir da herança e voltar a trás. Mas no meio daqueles 12 homens, Calebe dá um grito e faz calar a multidão, que já estava toda inflamada pelos medrosos e veja o que ele diz:

Números 13: 30 Então [Calebe], fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. No meio do caos, do pânico, diante da força dos gigantes, um homem se levanta totalmente disposto a prosseguir e lutar.

O que Deus achou e como reagiu diante da coragem de Calebe. Números 24: 22 “nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, 23 nenhum deles verá a terra que com juramento prometi o seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá. 24 Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá.”

Havia um Espírito diferente em Calebe, este era o Espírito de Deus e só nele conseguimos não temer gigantes, enfrentar desafios, obstáculos.

Calebe não conhecia apenas as promessas do Senhor, ele conhecia o Senhor das promessas e sabia que ele jamais falha. Calebe prevaleceu, porque tinha esse espírito diferente.

...porque ele prevaleceu, ficou firme no momento que todos quiseram recuar.


O texto acima foi encontrado na internet.

13 comentários:

Daniel e Goretti disse...

Oi!
A Maguinha e eu estamos aqui tentando ligar, mas sem sorte por enquanto.

Tonho, Deus tem te tocado e suas palavras dao testemunho a vida que nos e revelada quando o Pai esta na area. Que lindo e que inspirador! Obrigado por abrir o seu coracao com a gente.

Caleb e Josue (Jesus em aramaico), os unicos dois a verem a terra pormetida pela otica divina. Este menino ja foi muito longe!

Amamos a ti, a Maritza, e em especial Pedro Caleb!

Sara, Raquel, Carol, Goretti e Daniel

Edu Leal disse...

Graça e paz!
Tenho um filho recém-nascido e coloquei nele este nome.
Conheço a história mas não conhecia o significado.
Voce foi muito profundo no estudo.
Parabéns!!!
Muito obrigado.
Eduardo Leal

Anônimo disse...

Estava em duvida quanto ao nome, devido o significado que sempre encontrava "cão", porém esse estudo foi muito esclarecedor e de ajuda inestimável.
Obrigado por compartilhar de algo tão lindo conosco.
Que Deus o abençoe.
Adilson

Kalebe disse...

Olá!!!

Gostei bastante dessa explicação. Me chamo Kalebe ( uma variante de Caleb) e sempre quis saber o significado do nome... Muito legal!

Juli disse...

Gostei muito da explicação, pois adoro esse nome e pretendo coloca-lo no meu filho (se for menino), sempre achei o "fiel como cão" estranho e resolvi pesquisar...
mt obrigado

bjus

ps: já vi tb "favo de mel" como significado, sabe da onde veio isso?


mt obrigado

naira garcia disse...

muito profundo, louvado seja deus q ainda existe pessoas q prese pela sua palavra

Anônimo disse...

Amo esse nome,sempe achei lindo e a história de Calebe e Josué é muito cativante.
Parabéns pelo estudo,foi de grande ajuda,pois eu já havia procurado o significado mas sua pesquisa realmente foi profunda.Pretendo com a graça de Deus quando me casar e tiver um filho colocar esse nome,agora só fiquei na dúvida da escrita Calebe ou Kalev? rsrs Deus abençoe vcs. Em Cristo, Hanna

Caleb Alves disse...

Obrigado por ter tirado minhas dúvidas, agora sei verdadeiramente o significado do meu nome. :)

DENNY disse...

Muitisssimo obrigado por este esclarecimento , apesar de só ter visto significado de cão até então, estava determinado a colocar este nome em meu filho,apesar das criticas sempre soube q tinha q ser mais do que isso , VC NÃO FAZ IDEIA DO QUANTO ISTO AQUIETOU MINHA ALMA , POIS AGORA TUDO FAZ SENTIDO, POIS ACREDITO Q DAR NOMES AOS FILHOs É UMA COISA ESTREMAMENTE SÉRIA ,E TEM QUE VIR de DEUS,AGORA FAZ TODO O SENTIDO;OBRIGADO.

Juliana Nunes disse...

valeu! ja amava o nome, agora entao... bj

Anônimo disse...

ola eu gostei muito do nome Caleb e eu só encontrava significado de cão. não estava a achar graça nenhuma de ver esse significado. pois se eu tiver um filho quero lhe chamar caleb e se um dia ele fosse pesquisar e encontra se o significado de cão. muito horrível mesmo depois vinha ter comigo a dizer que tinha posto nome de cão...

obrigada pelo esclarecimento e pela boa explicação! Agora não vou ter vergonha de dar o nome ao meu filho!!! quando tiver um claro!!!


Brigada mesmo!!! estão de parabéns

Unknown disse...

Olá, gostaria de agradecer muito os esclarecimentos, gosto muito do nome Kaleb, tanto que foi o nome que escolhi para colocar no meu filho, mas todas as vezes que pegava uma bíblica com significados de nomes ou mesmo pesquisa na internet e via o significado cão ou até mesmo fiel como um cão, me incomodava, o nome não combinava com a linda história do homem de Deus Caleb.Seu estudo me deixou muito feliz e com uma sensação de agora sim, faz sentido.Muito obrigada, vou compartilhar a informação.

Alexandro Tavares disse...

muito show seu estudo do nome,o mais valioso de todos,estudo hebraico a 6 anos e seu estudo sobre o nome é o mais provável de todos,pois cachorro em hebraico é Kélev,e não tem nada a ver com Caleb,nem tudo q se encontra na net é verdadeiro,devemos ter muito cuidado com o que vemos,tao até mudando o nome de Jesus pra Yaohushua,nada a ver,Yeshua é a carreta pra nome Jesus,por isso muito cuidado com o que se vê na internet...parabéns,vou colocar nome do meu primeiro filho Kalebe.